HubEAD

 

IoT já: Introdução prática para o desenvolvimento de aplicações de IoT - Módulo Projetando Coisas


Oferecido porFórum Brasileiro de IoT

/Certificado porFórum Brasileiro de IoT

4,95

Certificado 12 Horas/Aula

Nível Básico

Segmento: Capacitação livre

Curso disponível por 12 meses.

Plataforma de Estudos:  Será no hubEAD

O Módulo Projetando Coisas é o primeiro dos três módulos do curso Iot Já!

O QUE APRENDEREI?

  • Este módulo do curso oferece: 1. Uma introdução à IoT com apresentação de conceitos, aplicações e questões relevantes para o desenvolvimento destas aplicações; 2. Projetos que ilustram os fundamentos básicos para o desenvolvimento dos diferentes dispositivos e objetos da IoT: microcontroladores e entradas e saídas digitais e analógicas (sensores e atuadores); 3. Projetos adicionais que ilustram outros tipos de sensores e atuadores capazes de ampliar a gama de dispositivos que podem ser criados pelo aluno; capacitando o aluno a:
  • Criar projetos de dispositivos com microcontroladores, sensores e atuadores com base na fundamentação teórica e de forma contextualizada à área de IoT e ao curso teórico do Fórum Brasileiro de IoT (IoT Fundamentals and Next Generation IoT).
  • Ter uma visão geral prática do desenvolvimento de um dispositivo da IoT a partir da fundamentação teórica e contextualização sobre a área.
  • Compreender aspectos práticos que estão envolvidos no desenvolvimento de um dispositivo da IoT.
  • Realizar um projeto que envolva a implementação de um dispositivo simples da IoT.
  • Conhecer fundamentos básicos de IoT de forma prática para iniciar-se na área.
  • Acompanhar melhor notícias sobre o assunto do módulo.
  • Poder melhor dialogar com profissionais e interessados em IoT.
  • Trocar ideias sobre aplicações IoT com mais propriedade.
  • Identificar oportunidades/dificuldades de desenvolvimento de produtos e serviços.
  • Identificar e se aprofundar em temas de seu maior interesse na IoT.
  • Identificar novos objetivos profissionais.
  • Escolher seu caminho na área.
  • Identificar necessidade de parceiros.

PROFESSORES

Fórum Brasileiro de IoT

Fórum Brasileiro de IoT

Núcleo Educacional Fórum Brasileiro e IoT

Visualizar Professor

Núcleo Educacional Fórum Brasileiro de IoT

Denise Del Re Filippo

Denise Del Re Filippo

Professora Doutora

Visualizar Professor

Denise Filippo é professora externa colaboradora nos cursos de MBA em Engenharia de Software e em Inovação em Engenharia de Software da Escola Politécnica da UFRJ, entre outras atividades de ensino e pesquisa que desempenha na área de Sistemas Colaborativos e Internet das Coisas.





O CURSO

No Módulo Projetando Coisas é utilizada a plataforma Arduino com diferentes entradas (botões, sensores de luminosidade, de força, de umidade do solo e etiquetas de RFID, entre outras) e com diferentes saídas (LED, piezoelétrico, relé, motor e display de cristal líquido, entre outras). No entanto, este não é um curso de Arduino ou de outra tecnologia específica. O curso é prático mas, para melhor compreensão da IoT, a prática é contextualizada e ancorada em conceitos e fundamentos teóricos que são apresentados e discutidos no curso teórico do Fórum (IoT Fundamentals and Next Generation IoT). Tecnologias, soluções e exemplos utilizados são escolhidas por seu caráter didático. Projetos práticos ilustram determinadas tecnologias e soluções, mas devem ser compreendidos de forma mais ampla, como exemplos que podem ser aplicados em outras situações ou que façam refletir sobre outros usos e soluções. Outros Módulos do curso a serem lançados são: Comunicando-se com o Mundo (conexão de um dispositivo com uma rede LPWA) e Desenvolvendo Aplicações (interação do dispositivo com uma aplicação em nuvem).

REQUISITOS

  • Não há pré-requisitos para iniciar o curso.
  • Noções de programação, de eletrônica e de redes serão apresentados à medida que forem necessários.
  • Não é necessária a compra de dispositivos eletrônicos. Todos os projetos que apresentam a fundamentação básica de microcontroladores, sensores e atuadores podem ser realizados através de simulador na Web ou com dispositivos eletrônicos. Alguns projetos adicionais não podem ser feitos por meio de simulador, mas é possível acompanhar as aulas destes projetos com facilidade.

PARA QUEM?

  • Profissionais da área técnica
  • Gestores
  • Professores
  • Hobbistas
  • Artistas
  • Demais interessados que desejam introduzir-se na área de IoT

INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Fórum Brasileiro de IoT

Fórum Brasileiro de IoT

Avaliação Média: 4,95

Visualizar Instituição

O Fórum Brasileiro de Internet das Coisas foi criado em 2011 com o objetivo maior de promover o desenvolvimento técnico e econômico do país através da promoção da Internet das Coisas.

Originado através de ações coordenadas por grupo de pessoas atuantes no mercado de TI&C há muitos anos, em indústrias, associações setoriais, governo, academia e mídia. Inicialmente motivados pela potencialidade do RFID para o nosso país, organizaram seminários e eventos entre 2007 e 2010, começando a introduzir a temática da Internet das Coisas, IoT (Internet of Things).

DEPOIMENTOS DE ALUNOS

Laercio Natalino da Silva

| IoT já: Introdução prática para o desenvolvimento de aplicações de IoT - Módulo Projetando Coisas

Excelente curso. Professora muito didática. Obrigado

Dilermando Piva Jr

| IoT já: Introdução prática para o desenvolvimento de aplicações de IoT - Módulo Projetando Coisas

Leandro Luiz Costa Bordignon

| IoT já: Introdução prática para o desenvolvimento de aplicações de IoT - Módulo Projetando Coisas

DÚVIDAS FREQUENTES

Sim. Verifique em seu navegador que este site é exibido como site seguro, por usar certificados avançados de segurança para comunicação na WEB e utilizamos o WIRECARD como solução para gerenciamento de pagamentos.
Cartões de crédito ou boleto bancário. No caso do cartão de crédito se optar em parcelar, pode fazer em até 12x e juros serão cobrados pelo WIRECARD.
Você inserir seu cupom de desconto no seu carrinho de compras (produto por produto) ou antes de clicar no botão “comprar” na tela de anúncio do produto.
Após adquirir um curso, basta acessar a opção “meus cursos” no menu de contexto vinculado a primeira letra do seu nome. Também é possível acessar o curso realizando a busca dele no site.
Para assistir os cursos com boa fluidez, recomenda-se ter ao menos acesso a internet com banda de 1.5Mb/s disponível. O navegador mais recomendável é o Google Chrome, seja para dispositivos móveis como smartphones, tablets,ou em computadores.
Não. Quando você compra o curso, está adquirindo uma licença única e intransferível para assistir e participar no curso. É sua responsabilidade ler cuidadosamente os Termos de Uso do hubEAD e cuidar da sua conta. Caso compartilhe acesso a sua conta com outras pessoas, sua conta será encerrada. Ao invés de compartilhar seu acesso, sugerimos que utilize a opção INDIQUE UM AMIGO e quando ele adquirir o curso você recebe créditos que poderá usar em uma compra futura. OU você pode se tornar um afiliado do hubEAD, assim para cada indicação que comprar com seu cupom, você recebe 15% de comissionamento!
Não. É sua responsabilidade ler cuidadosamente os Termos de Uso do hubEAD e cuidar da sua conta. Caso compartilhe acesso a sua conta com outras pessoas, sua conta será encerrada. Ao invés de compartilhar seu acesso, sugerimos que utilize a opção INDIQUE UM AMIGO e quando ele adquirir o curso você recebe créditos que poderá usar em uma compra futura. OU você pode se tornar um afiliado do hubEAD, assim para cada indicação que comprar com seu cupom, você recebe 15% de comissionamento!
Quando você realizar o acesso do seu curso, estará disponível uma área de dúvidas e perguntas para sua interação com o Professor. Caso o Professor cometa algum abuso, denuncie enviando um e-mail para [email protected] com o título “denuncia”.
Você pode pedir o cancelamento da compra para o Professor em até 7 dias.
12 meses a partir da data que processamos o pagamento do curso com exceção dos cursos cobrados mensalmente (recorrência).
Após acessar o curso através da opção “meus cursos”, clique em “avalie este curso”. Recomendamos avaliar apenas após ter um opinião bem definida ou terminados os estudos do curso.
É possível emitir seu certificado de participação no curso, após assistir 100% dos conteúdos propostos e participar em todas as avaliações vinculadas ao curso.
Todos os cursos ficarão disponíveis no mínimo por 12 meses, com exceções das recorrências que serão cobradas mensalmente, mesmo que o Professor exclua sua conta do hubEAD o aluno continuará com acesso ao conteúdo.
Pode tentar realizar a ação que estava fazendo novamente, verificar os pré-requisitos mínimos para a ação ou solicitar ajuda do suporte técnico relatando o incidente com o máximo de detalhes possível. Pode clicar no rodapé da página em “suporte técnico” ou enviar um e-mail para [email protected]
Caso o Professor cometa algum abuso, denuncie enviando um e-mail para [email protected] com o título “denuncia”.

Cursos Relacionados