HubEAD

 

Olá! Sou um dos professores ligados ao Sens - Cultura, Informação e Performance (www.scip.com.br) Minhas áreas de atuação concentram-se em Artes, Comunicações e Educação. Com mais de trinta anos de experiência, em vários níveis de cursos (Técnico, Graduação e Pós-Graduação), posso oferecer uma gama variada de propostas como as que você vai encontrar por aqui, voltadas ao desenvolvimento profissional, direcionamento de carreiras e reinvenção pessoal. Conheça os cursos do SENS!

Cursos

Sobre

Minha formação inclui, principal e cronologicamente, graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1983); Técnico em Teatro, pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul (1988); Especialização em Teatro (1997) e em História da Arte (1999), ambas obtidas na Universidade São Judas Tadeu (SP); Mestrado em Ciência da Comunicação, na linha de pesquisa de Teoria e Crítica de Arte, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2003), com pesquisa sobre o Teatro Brasileiro no século 20 (especialmente nas décadas de 1950 a 1970), focando a trajetória da atriz Maria Della Costa; e Certificação Internacional Docente no curso "Teaching and Learning in High Education", pela Universidade de Tampere, da Finlândia (2018). De minha dissertação de Mestrado resultou o livro Maria Della Costa - seu teatro, sua vida, publicado pela Imprensa Oficial de São Paulo. A experiência profissional, como professor, pesquisador, escritor e palestrante abrange as áreas de Artes (atuação, direção teatral, formação de atores, dramaturgia, produção, História - da Arte, do Teatro, do Cinema, do Teatro Brasileiro - etc.); Comunicações (Teoria e História da Cultura, Teoria das Mídias, Teoria da Comunicação, Brasil - Século 20, História Geral, História do Brasil, Cultura Brasileira, Comunicação Interpessoal, trabalho com equipes colaborativas etc.); e Educação (Desenvolvimento de Soft Skills, Planejamento de Carreira, Capacitação para Docência Superior etc.). Ministro ou ministrei cursos nessas disciplinas; além de Mitologia Grega, Comunicação e Discurso Político, Ética e Legislação, Estética, dentre outras; tenho artigos sobre Cultura, Educação, Comunicação e Arte publicados em revista científica; e fui o criador e apresentador do programa "Persona, com Warde Marx", pela Clictv, um dos canais de webtv pioneiros no Brasil. Atualmente, na Fundação das Artes de São Caetano do Sul sou professor e oriento de Trabalhos de Pesquisa Teatral; para o Latin American Film Institute ministro cursos livres e de Pós-Graduação, no MBA em Cinema; e sou palestrante e um dos gestores do Sens - Cultura, Informação e Performance. Também sou, desde 08/03/2014, colaborador fixo do programa "Você é curioso?", da Rádio Bandeirantes de São Paulo (am 840, fm 90,9), aos sábados, das 10h às 12h (ou via podca?st), no qual apresento o boletim "Aí tem História!", sobre curiosidades históricas.

Habilidades e Especialidades

  • Professor, Mitólogo, Pesquisador, ator, diretor, dramaturgo, comunicador, escritor e palestrante nas áreas de Comunicações, Artes, Cultura, Educação e História, com artigos publicados e monografias sobre esses temas.